Acredite: essa é uma queixa muito comum no consultório! Homens e mulheres de idades variadas, mas principalmente após seus 35, 40 anos, começam a perceber que o rosto – antes com estrutura firme e bem posicionada – passa a ter uma composição mais flácida e que as estruturas parecem estar sendo puxadas para baixo, como se estivessem derretendo.
Mas por que isso acontece?
Bom, o envelhecimento realmente traz alterações na composição dos tecidos, inclusive naqueles que dão forma ao nosso rosto. Essas alterações de composição acarretam também o reposicionamento de estruturas, que sofrem o efeito da gravidade e são levadas para baixo.
Essas são algumas das mudanças ocorridas:
- Perda de colágeno. O colágeno é uma proteína fundamental para a sustentação, resistência, firmeza e elasticidade da pele. A partir dos 30 anos, o organismo perde cerca de 1% ao ano do nosso colágeno. Por isso a pele vai se tornando mais fina, flácida e com rugas.
- Frouxidão dos ligamentos que sustentam a face. Eles ajudam as estruturas a se manterem unidas e firmes, vencendo a gravidade. Ao enfraquecerem e se tornarem frouxas, essa capacidade diminui e a face cai.
- Reabsorção óssea. O organismo passa a reabsorver partes dos ossos que dão contorno e estrutura ao rosto. A mandíbula, por exemplo, perde aquele ângulo e contorno definido. O queixo se torna mais projetado para frente e para cima, ficando mais pontudo. A maxila, osso central da face, se torna retraída, deixando o rosto mais fundo e acentuando as olheiras. Do mesmo modo, o osso que forma a maçã do rosto se retrai e perdemos essa importante característica de beleza.
- Reposicionamento de gordura. A gordura facial é importante para um formato jovem e bonito da face. Porém, com o passar dos anos, ela vai mudando de lugar e dando origem às bolsas de gordura palpebrais, ao temido buldoque e acentua o bigode chinês.
Agora, a boa notícia: se você deseja minimizar esses efeitos e envelhecer de forma bela, mantendo suas características individuais, isso é possível! Hoje dispomos de procedimentos incríveis para auxiliam nesse processo:
- Bioestimuladores de colágenos: os famosos Radiesse® (hidroxapatita de cálcio) e Sculptra® (ácido polilático), por exemplo, são substâncias biocompatíveis injetadas na derme que vão estimular as células dali a produzir mais colágeno, repondo o estoque perdido. Isso contribuirá para uma pele mais firme e lisa.
- Ultrassom microfocado, como o Ultraformer®, é um aparelho que gera estímulo nas camadas mais profundas da pele, como gordura e músculos, e contribui também para a produção de colágeno e melhora do contorno facial.
- Preenchiemento com ácido hialurônico. Quando realizado de forma correta, ele consegue repor aquelas estruturas que foram consumidas (como a maçã do rosto, olheiras profundas, contorno de mandíbula etc).
- Lasers. Os lasers usados para rejuvenescimento, como o laser de CO2 e Pixel®, promovem a renovação da pele, e melhoram rugas e linhas finas.
Se as mudanças do tempo no seu rosto estão te incomodando, conte para mim na consulta! Assim podemos definir quais os tratamentos mais indicados para você e estabelecer o seu protocolo!